quarta-feira 17 agosto 2022
  • :
  • :

Dicas de filmes sobre pessoas com deficiências.

Dicas de filmes sobre pessoas com deficiências.

Anote aí

Muitas séries e filmes abordam a temática com viés de superação ou então usando essas condições como principal foco de suas tramas. Porém, algumas produções normalizam o tema e seus personagens, não usando-os como pano de fundo para discussões no enredo.Confira 6 dessas produções:

The L WordMarlee Matlin em cena de ‘The L Word’Marlee Matlin em cena de ‘The L Word’ReproduçãoEm 2004, The L Word se tornou uma das maiores referências do mundo lésbico. Ao longo de seis temporadas, a atração mergulhou em diversas temáticas importantes e nos dramas femininos de personagens carismáticas. Jodi, papel da atriz Marlee Matlin que tem deficiência auditiva na vida real, teve sua condição totalmente normalizada na série, sem que o tema virasse pauta no decorrer dos episódios. Game of ThronesPeter Dinklage em cena de ‘Game of Thrones’Peter Dinklage em cena de ‘Game of Thrones’ReproduçãoEm Game of Thrones, uma das séries mais rentáveis e populares da última década, o personagem Tyrion Lannister, vivido por Peter Dinklage, é portador de nanismo, uma condição que causa a deficiência no crescimento. A série também não trouxe o tema como uma de suas abordagens e nem reduziu o personagem somente à sua condição.

Breaking BadO ator RJ Mitte em cena de ‘Breaking Bad’O ator RJ Mitte em cena de ‘Breaking Bad’ReproduçãoNa série que conquistou fãs no mundo inteiro, o ator RJ Mitte, que interpretou Flynn White Jr., é portador de paralisia cerebral, mas o assunto passou muito rápido pelos episódios da aclamada atração. O personagem ganhou tramas que iam além de sua deficiência e a série mostrou uma ótima naturalização do tema. Gavião ArqueiroO ator Jeremy Renner como ‘Gavião Arqueiro’O ator Jeremy Renner como ‘Gavião Arqueiro’ReproduçãoMuitos nem devem saber, mas nas HQs da Marvel, o herói Gavião Arqueiro teve uma perda auditiva. Isso foi trazido para a nova série estrelada por Jeremy Renner, mas de forma bem sutil. É possível perceber a abordagem apenas se prestar atenção no aparelho auditivo que ele usa nos episódios. Embora seja um detalhe importante do personagem, ele ainda não havia sido abordado no MCU.

Hoje Eu Quero Voltar SozinhoO ator Ghilherme Lobo em cena de ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’O ator Ghilherme Lobo em cena de ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ReproduçãoO filme nacional que se tornou um sucesso em 2014 pode até trazer a deficiência visual do personagem Leonardo (Ghilherme Lobo) como centro da trama, no entanto, o drama garante que isso não seja, de fato, o único assunto abordado. Ele prefere percorrer sobre a história de amor do jovem com Gabriel (Fábio Audi) e as descobertas amorosas de ambos em meio à fase da adolescência. This CloseJoshua Feldman e Shoshannah Stern em cena da série ‘This Close’Joshua Feldman e Shoshannah Stern em cena da série ‘This Close’ReproduçãoCriada e estrelada por Shoshannah Stern e Josh Feldman, dois roteiristas e atores portadores de deficiência auditiva, a série que passou despercebida pelos olhos menos atentos é outra que soube muito bem como naturalizar a temática nas telas. Trazendo ainda as atrizes Millicent Simmonds e Marlee Matlin no elenco, ela acompanha dois amigos que vivem os conflitos na cidade de Los Angeles e coloca a surdez apenas como um detalhe.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *