quarta-feira 1 abril 2020
  • :
  • :

ONG cria iniciativa única para ajudar na inclusão de crianças com Síndrome de Down

ONG cria iniciativa única para ajudar na inclusão de crianças com Síndrome de Down

Fundada nos EUA em 1989 por Anthony Kennedy Shriver, a Best Buddies é uma organização mundial sem fins lucrativos, com a missão de criar oportunidades para pessoas com deficiência intelectual através de programas voluntários.

No ano em que a empresa comemora 30 anos de atuação mundial, a Best Buddies Brasil está lançando um projeto inédito: o “Iniciativa Kids, conectando famílias” tem como objetivo trabalhar a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual.

Formada por um grupo de 30 famílias – 15 delas formadas com crianças de 0 a 5 anos com deficiência intelectual (como Síndrome de Down, autismo e outas condições de baixo cognitivo) e 15 famílias formadas com crianças sem deficiência – elas formarão duplas de amizade.

O objetivo dessa iniciativa é que, desde muito cedo, as famílias típicas possam acolher a inclusão social de forma amigável. A intenção é que a iniciativa se expanda para atender outras famílias a partir de 2020.

O projeto terá 1 encontro a cada mês com atividades como rodas de conversa, palestras sobre maternidade, saúde, educação, diversidade e inclusão. Além disso, as famílias poderão participar de brincadeiras sensoriais e atividades que serão desenvolvidas por terapeutas.

O projeto também terá participação de profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos especialistas e embaixadores da Best Buddies com deficiência intelectual e suas famílias.

A primeira ação da “Iniciativa Kids, conectando famílias” é a produção de um ensaio fotográfico com as 15 famílias com crianças de 0 a 5 anos para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. “O ensaio é a primeira de muitas ações que tem como objetivo informar à sociedade da importância da inclusão social de pessoas com deficiência intelectual na primeira infância. No ano em que a Best Buddies completa 30 anos de trabalho mundial, acredito que temos a experiência necessária para impulsionar a inclusão social no Brasil”, diz Roberta Cruz Lima, diretora executiva da Best Buddies Brasil.


Fonte: https://paisefilhos.uol.com.br/pfnoinsta/ong-cria-iniciativa-unica-para-ajudar-na-inclusao-de-criancas-com-sindrome-de-down/




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);